Gramas ITG – 5

7

23 jun Gramas ITG – 5

 

Possui estolões mais vigorosos e mais largos o que resulta em tapetes mais resistentes.

Este é o nome do primeiro cultivo de grama protegido no Brasil. Trata-se de um cultivar da Zoysia japonica, protegido no Ministério da Agricultura sob a denominação de ITG-5. Normalmente, as variedades das gramas cultivadas, que são comercializadas em mudas no Brasil, são de origem norte-americana, chegando em alguns casos ao pagamento de royalties por parte de produtores brasileiros.
Quando falamos em uma nova grama, a primeira coisa que nos vem à mente é tratar-se de uma espécie com coloração e tamanho de folhas diferentes das habituais, o que na prática nem sempre ocorre. As características que diferenciam uma variedade da outra normalmente só se manifestam quando são submetidas a determinadas situações, como alterações de luminosidade, disponibilidade hídrica, altura de poda, capacidade de regeneração, ataque de doenças, etc. No caso específico da Esmeralda ITG-5, ela mantém as mesmas características da Esmeralda tradicional, porém com as seguintes vantagens.

Características

1. Possui estolões mais vigorosos e mais largos o que resulta em tapetes mais resistentes.
2. Maior rapidez de estabelecimento, o que permite diminuir o tempo entre o plantio e o enraizamento do tapete ou na formação do gramado por plug’s.
3. Maior tolerância ao stress hídrico, mantendo por mais tempo cor verde.
4. Maior tolerância nas áreas sujeitas a sombreamento.
5. Apesar de apresentar uma maior capacidade de regeneração, esta característica não se traduz em aumento da frequência de poda.
6. Comporta-se melhor, com possíveis desajustes na frequência de poda, mantendo a coloração mais uniforme.
7. Adapta-se melhor a solos de baixa fertilidade.
8. Maior taxa de crescimento em solos compactados.
9. Melhor controle da erosão.
10. Boa tolerância à salinidade.

?#?itapegrass? ?#?gramas? ?#?dicas? ?#?jardim? ?#?esmeraldaItg?-5